top of page

Universidade Federal do Ceará

Há 70 anos, nascia a Universidade Federal do Ceará (UFC). A instituição pública de ensino superior foi resultado de um amplo movimento popular que mobilizou a sociedade cearense em defesa da expansão do acesso à educação superior no Estado. 

 

Sediada em Fortaleza, capital do Ceará, a instituição foi fundada em 16 de dezembro de 1954, foi fruto de um sonho coletivo enraizado anos antes na então Faculdade Livre de Direito do Ceará. 

 

Criada em 21 de fevereiro de 1903, a faculdade foi palco para grandes nomes da época, que contribuíram para a consolidação do ensino jurídico e acadêmico na região. Entre eles, destacou-se Antônio Martins Filho (1904-2002). Conhecido como “reitor dos reitores”, o primeiro reitor da Universidade Federal do Ceará é também uma das vozes mais ativas na luta pela sua fundação, ajudando a transformar um ideal coletivo em realidade.

Inicialmente, a UFC foi formada pela união da Escola de Agronomia, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia e Odontologia. Sete décadas depois, a universidade conta com oito campi, abrangendo a Capital e o Interior.

Campus Fortaleza

  • Campus do Pici: Abriga os Centros de Ciências, Ciências Agrárias e Tecnologia.

  • Campus do Benfica: Abriga a Reitoria e vários cursos, como os das áreas de Humanidades e Economia. Inclui ainda outros equipamentos, como a Concha Acústica, a Casa Amarela Eusélio Oliveira e o Teatro Universitário.

  • Campus do Porangabuçu: dedicado à Saúde, com faculdades de Medicina, Farmácia, Odontologia e Enfermagem. Contempla ainda hospitais universitários, laboratórios e unidades de saúde.

  •  Instituto de Ciências do Mar (Labomar): abriga os cursos de Oceanografia e Ciências Ambientais.

Campus do interior

  • Campus de Sobral (2001): oferece cursos de Medicina, Engenharia e Psicologia, além de programas de mestrado e doutorado.

  • Campus de Quixadá (2008): oferece cursos de Computação, Design Digital e Engenharia de Software.

  • Campus de Russas (2011): conta com cinco cursos de graduação -  Ciência da Computação e Engenharias Civil, de Produção, de Software e Mecânica. Possui mestrado em Engenharia Civil.

  • Campus de Crateús (2012): oferece cursos de Sistemas de Informação, Ciências da Computação, além das engenharias Civil, de Minas e Ambiental e Sanitária.

  • Campus de Itapajé - Jardins de Anita (2021): oferece o curso de Tecnologia como Ciência de Dados.

Com a missão de formar profissionais de excelência, gerar e compartilhar conhecimentos, e preservar e divulgar os valores éticos, científicos, artísticos e culturais, a UFC reafirma seu compromisso histórico de buscar soluções para os desafios locais, sem perder de vista a dimensão universal de sua produção acadêmica.

Para cumprir essa missão, a Universidade oferece uma ampla gama de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, atendendo às necessidades de formação da sociedade e impulsionando a pesquisa científica e tecnológica em todas as áreas do saber. 

Atualmente, a UFC ministra 123 cursos de graduação (incluindo 10 na modalidade a distância) e 153 programas de pós-graduação, sendo 82 mestrados, 51 doutorados e 20 especializações. Além disso, realiza milhares de ações de extensão, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das regiões atendidas e promovendo a melhoria da qualidade de vida da população.

Diante dos inúmeros desafios ao longo de sua história, incluindo os tempos sombrios da ditadura e a persistente desvalorização do ensino e da pesquisa, a universidade permanece como um símbolo de resistência e resiliência do Estado do Ceará.

 

Para saber mais, acesse:

logo boa_300x.png
logo-portal-intercom.png
  • Ícone do Facebook  Branco
  • Ícone do Youtube Branco
  • Ícone do Instagram Branco

INTERCOM

NORDESTE 2025

bottom of page